Os aplicativos corporativos estão se popularizando como meio de comunicação com os colaboradores nas empresas, isso porque eles possuem diversas funcionalidades e benefícios que ajudam a comunicação interna a alcançar os funcionários que não estão presentes nos escritórios, sejam eles os colaboradores que trabalham remotamente ou os deskless, conhecidos também como trabalhadores sem mesa.

 

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Só no Brasil, segundo o IBGE, temos cerca de 74 milhões de trabalhadores deskless, em sua maioria, presentes na agricultura, indústria e varejo. E apesar desse número tão expressivo, muito pouco das ferramentas tecnológicas corporativas são pensadas para esse público. Sabendo que 80% da força de trabalho é composta por esses trabalhadores, percebemos a importância de investir em plataformas que nos ajudem a chegar até eles e melhorem sua condição de trabalho, eficiência, otimizem o tempo e consequentemente aumentem os diferenciais competitivos das empresas.

Com os dados citados acima, compreendemos também que a comunicação com esses colaboradores fica defasada pela falta de plataformas que cumpram o papel de alcançá-los, trazendo como consequência, diferentes comunicações em cada unidade/filial – esse é um dos problemas mais comuns enfrentados por empresas do segmento do varejo e indústria. Essa falta de padronização na comunicação com o colaborador pode contribuir para uma CI desorganizada, ineficiente e que não transmite a cultura organizacional que a empresa deseja.

Apesar das diversas opções de canais de comunicação para as empresas hoje em dia, quando o assunto é alcance, um APP Corporativo pode ser um dos melhores investimentos, pois:

 

• É utilizado através do smartphone, ou seja, está sempre presente com o colaborador;


• Permite integrações de serviços úteis para o dia a dia, como holerite, histórico salarial, férias, entre outros;


• Facilita a interação dos colaboradores com a empresa através das notícias, fóruns e fale conosco;


• Tem diversas funcionalidades que exploram diferentes tipos de conteúdos para o canal, tornando-o mais dinâmico.

 

A plataforma Worksphere, por exemplo – possui versão desktop e mobile – foi desenvolvida com o objetivo de atender a esse grande público no mercado de trabalho, os deskless, por isso, todas as funções presentes na ferramenta foram pensadas para aprimorar a experiência dos colaboradores que não estão presentes diariamente em um escritório e claro, facilitar a rotina de trabalho dos times de comunicação.

Muitas empresas não possuem colaboradores dedicados somente à comunicação interna e essa função, geralmente, é concentrada na área de recursos humanos. E ao somar todas as atividades que o RH precisa desenvolver as demandas exigidas por uma CI eficiente, pode haver uma sobrecarga nesses profissionais, o que causa um problema de entrega e prejudica ambos os trabalhos.

Dentre outras vantagens já citadas, um aplicativo corporativo tem também a possibilidade de permitir que colaboradores participem ativamente da comunicação, além de apenas interagir, eles podem contribuir para ela. Através de um processo de workflow, você garante que as notícias criadas pelos funcionários mantenham um padrão, e abre espaço com confiança para que outros também tenham voz ativa no canal. Isso ajuda diretamente na descentralização da comunicação interna, melhorando o fluxo de criação de conteúdo e diminuindo a carga de trabalho sob as áreas responsáveis pela CI.