A febre dos podcasts pode ser usada a favor da CI.

 

Apesar de estar presente no Brasil desde 2004, nos últimos anos o número de podcasts, dos mais variados assuntos, aumentou consideravelmente, e já não dá mais para ignorar o sucesso desse modelo de conteúdo, que se popularizou e conquistou milhares de ouvintes, fãs e até apoiadores (financeiramente falando). Em 2019, segundo a (ABPod) Associação Brasileira de Podcasters, o consumo de podcasts aumentou em 67%.

Os podcasts são fáceis de consumir, pois podem ser acessados de qualquer lugar, de forma gratuita e democrática. Provavelmente, foi essa praticidade, mobilidade e claro, o baixo custo de produção, que chamou a atenção de algumas empresas para criar o seu próprio podcast, que pode ser utilizado como mais um canal de comunicação com os colaboradores ou até mesmo para abordar assuntos do seu segmento e se manter atualizado perante o mercado.

Os formatos de comunicação interna online, como intranet e aplicativos corporativos, têm tomado cada vez mais espaço e é por isso que o podcast pode ser considerado um modelo eficiente e mais descontraído de manter os colaboradores informados.

 

Quero ter um podcast, e agora?

Primeiro, é importante entender se o seu público consumiria esse tipo de conteúdo e nada melhor que uma pesquisa interna para enxergar o cenário. Mas, para adiantarmos um pouco, vamos conferir mais alguns dados da pesquisa da ABPod. Esses números já podem te ajudar a decidir se um podcast, é uma boa opção. Veja:

publico dos podcasts

publico dos podcasts

publico dos podcasts

Uma das fórmulas de sucesso dos podcasts, independente do assunto, são os toques de humor, dinamismo e informalidade, e isso serve até mesmo para os mais sérios. O ouvinte se sente acolhido e próximo ao locutor, afinal, diferente de ler uma notícia, ouvir as vozes cria uma conexão mais forte e agrega intimidade e afinidade. Tudo isso, acompanhado de um conteúdo bem roteirizado e relevante, fideliza os ouvintes.

 

Onde disponibilizar o podcast?

Como estamos falando do uso do podcast para a comunicação interna, não podemos deixá-lo disponível para todos, como por exemplo, nas plataformas de streaming. O ideal, é que esse conteúdo seja disponibilizado num canal de fácil acesso aos colaboradores. O Worksphere, nossa plataforma de CI, possui uma funcionalidade que permite disponibilizar conteúdos de áudio dentro das notícias, essa função realmente foi pensada e desenvolvida para um possível podcast.

Quer inovar a forma como sua empresa fala com os colaboradores? Ter um podcast pode ser uma interessante saída, para deixar os funcionários mais próximos e até convida-los para participar, sem dúvida, uma boa forma de engajar as equipes.