O termo “orgulho em pertencer” se popularizou entre as organizações, mas ainda existem muitas empresas buscando despertar esse valor em seus colaboradores. 

 

Esse sentimento se refere aos funcionários que encontraram propósito no que fazem, se sentem peça importante da empresa e estão orgulhosos por isso, com a admiração de saber que o seu trabalho somado ao da equipe, faz a diferença. Com certeza, essa sensação é um dos grandes motivadores para qualquer profissional. 

Despertar esse orgulho não é uma tarefa difícil e pode ser feito através de ações de comunicação e endomarketing, que sempre foram ferramentas essenciais e se tornaram ainda mais importantes neste período de distancia entre empresa e colaborador. Para garantir o alcance de todos, o uso de canais digitais como aplicativo corporativo ou intranet foram uma das melhores opções, mas ainda houve espaço para os tradicionais murais digitais, que continuaram em uso principalmente nas empresas que não se adaptaram ao trabalho remoto.

Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a começar a despertar esse sentimento nos colaboradores:

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Aposte em conteúdos humanizados e programas de reconhecimentos periódicos, dê feedbacks e enalteça esses colaboradores nos canais de comunicação da empresa;

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Organize pequenos eventos, como palestras e workshops, para falar sobre assuntos fora do mundo corporativo, como saúde e entretenimento. Esse tipo de ação é importante para um momento de descontração entre os colaboradores.

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Explore datas comemorativas e demonstre que sua empresa se importa com datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, etc.

 

Estante Mágica, empresa que tem como propósito estimular a leitura entre as crianças, começou durante a pandemia e o home office a ter um olhar para a saúde mental e física dos colaboradores, proporcionando rodas de conversa, meditação, exercícios e entretenimento: “Esse orgulho se torna ainda maior quando vemos o cuidado que a empresa tem com cada colaborador. Prezamos muito pelo bem-estar das pessoas, para que todos, sem exceção, se sintam bem, confortáveis e, acima de tudo, respeitados.” contou a Maria Gabriela Alkmim, que faz parte do time de Comunicação Interna e Institucional. Todas as ações citadas acima foram acompanhadas por uma comunicação transparente: “Queremos que todos estejam alinhados com tudo o que acontece na Estante” completou.

Uma organização que se preocupa com os colaboradores e desenvolve práticas que visam o bem-estar dessas pessoas, garante um desempenho ainda melhor, alcança maiores resultados, qualidades nas entregas…enfim, os benefícios são inúmeros e é esse o intuito de despertar o sentimento de orgulho.

Outra coisa importante é mensurar o retorno dessas ações de acordo com o objetivo da sua empresa, para entender se sua estratégia tem efeito. Na Estante, por exemplo, eles mensuram através de feedbacks qualitativos, audiência de cada atividade e contam também com pesquisas internas semanais sobre o clima, que são cruciais para entender se estão no caminho certo.

*Nossa plataforma Worksphere possibilita mensuração de resultados. Saiba mais aqui.

E para eles as ações aplicadas tem sido um sucesso, além de serem constantemente reconhecidos por seus colaboradores, já foram certificados pela GPTW (Great Place to Work): “Acho que o principal é ouvir. Ouvir o que os colaboradores sentem, o que desejam, o que pensam da empresa, o que gostam e o que não gostam e, com base nisso, pensar em atividades que possam ajudá-los.” Além desses apontamentos, a Gabriela também considera a transparência, o respeito e o cuidado, pontos fundamentais.

Por conta da pandemia, essa cultura do cuidado com o colaborador se faz ainda mais necessário e como algumas empresas estão retornando para o trabalho presencial, criamos um módulo de formulário para o Worksphere, que pode ser usado como um autodiagnóstico da COVID-19, e tem o intuito de assegurar que os funcionários da empresa não apresentam sintomas relacionados ao vírus e estão aptos para ir ao trabalho. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS.

relatorio movimento – Universo Secretárias 

CURIOSIDADE – Como as companhias que fazem parte do Guia VOCÊS/A – As Melhores empresas para Trabalhar de 2019 tratam a comunicação