Entenda quais os melhores argumentos para conquistar o SIM da diretoria e finalmente implantar um APP de comunicação interna.

A maioria das empresas está investindo em aplicativos corporativos para melhorar a comunicação com os colaboradores, isso porque os APPS não são mais apenas “tendência”, agora são apostas estratégicas, que ajudam a fortalecer a identidade da marca, aproximar a empresa do colaborador e oferecer uma melhor experiência de trabalho.

Algumas lideranças se mantêm resistentes em adotar uma plataforma digital para se comunicar com os colaboradores, por isso separamos 05 dicas para você construir argumentos fortes e conseguir a aprovação da diretoria para a implantar o APP na sua empresa.

 

1. O responsável deve estar presente em todo o processo

É muito importante que o responsável/sponsor do projeto, participe das reuniões e descubra junto com você as funcionalidades e os benefícios desse investimento. Assim, ele poderá analisar, tirar todas as dúvidas sobre a plataforma escolhida e formar uma opinião. Trazê-lo apenas para a parte final, já no momento de decisão, pode não ser uma boa escolha e resultar numa resposta negativa.

 

2. Economia, digitalização e sustentabilidade

Poupar recursos tem sido a máxima de muitas empresas nos últimos anos. Ao adotar um aplicativo substitui-se o uso da impressão em diversas rotinas corporativas, por exemplo. Isso significa uma economia gigante com o gasto de papel e tinta, além de atingir outros dois objetivos bastante comuns das empresas: a digitalização de processos e uma postura mais sustentável, econômica e ambiental, colocando em evidência a responsabilidade social da companhia.

Recentemente a rede Public Supertacados fez um webinar sobre como foi implantar um APP e compartilharam indicadores significativos de redução de custo, pós implantação da plataforma Conecta Public (que é uma versão do Worksphere). Quer saber onde a Public conseguiu economizar? Assista o webinar aqui.

 

 

3. Velocidade e praticidade

Se tempo é dinheiro em qualquer parte do mundo, dentro das empresas esse conceito é ainda mais palpável. Um aplicativo que integra o sistema da empresa como um todo (redes sociais, intranet, relatórios, comunicados, etc) não só aproxima os colaboradores como proporciona praticidade para o dia a dia. Muitos sistemas e canais, não é legal, opte por concentrar o máximo possível de informações em uma única plataforma.

 

 

 

4. Inovação

A inovação está no vocabulário diário das pessoas e é exigido como pilar de qualquer negócio que quer continuar crescendo e oferecer novas experiências ao seu público. Isso representa uma empresa atualizada e alinhada com as novas tendências.

 

 

5. Lobby

Talvez, esta seja a tática mais importante da lista. Se você acompanhou os noticiários numa época recente da nossa política, já desmistificou a prática do lobby. Basicamente, trata-se de uma atividade de convencimento em favor de uma causa.

Sendo assim, planeje fazer o lobby do seu APP com figuras influentes dentro da organização para tê-las como aliadas.

 

Lembre-se: o que mais atrai a atenção da alta liderança são os números, métodos que apontem resultados, melhorias e avanços para a empresa.

Recomendamos iniciar o diálogo com o que representa maior grau de importância para a sua empresa naquele momento, mas é importante lembrar que, apesar de vários pontos em comum, cada empresa é composta por um cenário particular e o papel da comunicação interna é estar atenta a isso para entender e usar a abordagem que faz sentido à sua realidade.

Uma boa opção é experimentar uma plataforma antes de partir para a implantação, assim, você pode ver na prática as necessidades e dificuldades da empresa. Levando tudo isso em consideração, as chances de acertar ficam ainda maiores.

 

Entenda a necessidade, crie links e faça aliados.