Dentro de uma organização a comunicação com os colaboradores tem um papel totalmente estratégico. Possibilitar e aprimorar o relacionamento entre empresa e colaborador com o intuito de melhorar a produtividade, engajamento e claro, os resultados financeiros.

A comunicação é responsável por alinhar e desenvolver os valores, a cultura e os objetivos da empresa a fim de fortalecer o negócio e diminuir os ruídos. É assim que as corporações constroem imagens sólidas perante seu público externo, trabalhando seu discurso, primeiro, com os colaboradores.

Atualmente, não investir em comunicação pode trazer prejuízos em diversos setores das empresas e consequentemente interferir nos lucros finais. Uma pesquisa realizada pela The Economist Intelligence Unit mostra que até 18% das vendas são perdidas em empresas com problemas de comunicação.

Em contrapartida, organizações que buscam aumentar cada vez mais seu investimento em comunicação interna (segundo pesquisa da Social Base, dentre pequenas, médias e grandes empresas, o aumento no orçamento destinado à comunicação aumentou cerca de 32,2%) têm mostrado resultados muito positivos, que vão desde a satisfação geral dos colaboradores, até o aumento de vendas.

Confira alguns benefícios que uma comunicação com os colaboradores bem estruturada e planejada pode trazer para sua empresa:

 

Alinhamento dos propósitos: A comunicação contribui diretamente para o direcionamento correto dos colaboradores em relação ao seu papel dentro da empresa. Conhecer suas ações e entender os objetivos de cada uma delas melhora a relação do profissional com essas tarefas.

 

 

Aumento da produtividade: Através da comunicação também é possível potencializar a produtividade do seu time. Além de informar, um canal de CI pode ser uma ferramenta potente de incentivo e motivação, através de ações que incluam e dê voz a esses colaboradores.

 

 

Diminuição da rotatividade: Essa relação que a comunicação interna constrói com os colaboradores também contribui para a permanência deles na organização. Isso é fruto de uma boa comunicação que reconhece, motiva e insere os funcionários.

 

 

Desperta o sentimento de pertencimentoComo citado nos tópicos acima, o colaborador também deve fazer parte da comunicação ativamente, opinando, participando e contribuindo para ela. Esse envolvimento é responsável por despertar um sentimento de orgulho e pertencimento.

 

Para ter uma comunicação que alcance os resultados mencionados anteriormente é necessário planejar e investir em um canal que atenda as necessidades e solucione as dores da sua empresa. As possibilidades da ferramenta escolhida contam muito na hora de do planejamento da sua comunicação com os colaboradores, pois cada canal possui suas particularidades e comunicam de forma diferente.