Como prevenir a burnout na empresa

Sabe quando surge aquele cansaço excessivo durante o trabalho e você já não rende como antes? Este pode ser o início de um esgotamento profissional, com o trabalho consumindo cada vez mais as nossas vidas e em alguns casos até invadindo o espaço da vida pessoal, muitas vezes o corpo não aguenta a alta frequência, e o corpo tende a dar sinais, surge então a síndrome de Burnout.

Segundo a OMS os sintomas do burnout incluem: sensação de esgotamento físico e emocional, incapacidade de se desligar do trabalho, distanciamento da vida social, mudanças de comportamento, vazio interno e entre outros sintomas podendo ser chamado também de síndrome do esgotamento profissional.

 

Pensando nisso, de cara surgem duas perguntas:

1- Como a liderança lida com esse tipo de situação, uma vez que ela também está sujeita a passar por isso?

2- Como a empresa pode se posicionar para ajudar os seus colaboradores na luta contra o burnout e outras dificuldades que surgem no meio do caminho?

 

Em uma pesquisa realizada pelo The Workforce Institute e o Workplace Intelligence, três em cada cinco (59%) funcionários e líderes afirmaram que sua organização tomou ao menos uma atitude para lidar com o burnout, porém 29% disseram que gostariam que as organizações atuem com mais empatia.

 

Preparamos algumas dicas de como ajudar os funcionários com burnout. 

 

O primeiro passo é levar a sério assuntos voltados à saúde mental e sempre enfatizar o quanto é importante estar atento aos sinais de todos que estão à nossa volta.

 

Mantenha o respeito como base, seja cuidadoso nas cobranças, nunca dê respostas agressivas e considere que o colaborador também tem outras responsabilidades fora do trabalho.

 

Fique de olho no seu clima organizacional. O burnout pode ser um problema individual mas também pode ser problema coletivo e ligado ao clima em que o colaborador está.

 

Ter uma comunicação organizacional eficiente também pode evitar o esgotamento profissional. Quando a comunicação é feita de maneira clara e objetiva os colaboradores se sentem mais confiantes e têm maior sentimento de valorização.

Usar canais de comunicação é a melhor forma para alcançar estes resultados, através do Worksphere, por exemplo, é possível criar programas de reconhecimento, publicar notícias e dicas de bem-estar, além de conseguir mapear o estado de saúde (física e mental) dos colaboradores, utilizando o módulo de formulários.

 

Confira aqui algumas dicas de como manter seu time motivado.

 

Concluindo, o burnout não surge do nada. Ele é o resultado de uma somatória de excessos, portanto, seja gentil, compreensivo e faça o possível para que todos tenham um ambiente de trabalho leve e confortável o bastante para que as pessoas se sintam à vontade para pedir ajuda quando necessário.