Está lidando com colaboradores desmotivados? Veja algumas dicas para mudar o cenário!

A motivação é a força responsável por movimentar as pessoas em direção a algo que elas desejam realizar positiva ou negativamente, e a falta disso pode ser prejudicial à carreira ou à conquista de resultados em um negócio. Segundo a Michael Page, uma das maiores consultorias mundiais em recrutamento especializado, pelo menos quatro fatores podem indicar que seus colaboradores estão desmotivados:

 

01. QUEDA DE PRODUTIVIDADE

Creativity Grafico Sticker by Actwork for iOS & Android | GIPHY

02. DOENÇAS E FALTAS FREQUENTES

Asisa, seguros de saúde e saúde dentaria

03. MAU COMPORTAMENTO

ERRA MAIS UMA VEZ – Força ao Dia

04. RECLAMAÇÕES DE OUTROS MEMBROS DA EQUIPE

Governo lança site para reclamações | Farmacêutico Márcio Antoniassi

 

Conforme análise feita pela Sociedade Brasileira de Coaching, no geral, as causas giram em torno de alguma insatisfação que pode ser em relação ao salário, a falta de reconhecimento, a demanda de trabalho em excesso (levando a estender o horário de expediente), o fato de ter um gestor autoritário e uma comunicação interna ineficiente.

Já falamos sobre os danos que uma comunicação interna falha pode trazer para o negócio. Veja aqui.

 

Confira algumas dicas para identificar colaboradores desmotivados e contornar o cenário:

 

  • Ouça

Como as razões para estar desmotivado(a) podem ser bem distintas para cada colaborador, o primeiro passo é ouvi-lo atentamente e sem preconceitos. Após diagnosticar o real problema,  será possível, com mais clareza, tomar a melhor e mais acertada iniciativa.

 

  • Não faça promessas

Ainda de acordo com a Michael Page, se não tiver como resolver o problema do colaborador deve-se conversar com ele à procura de uma solução viável para ambas as partes. Nem sempre será  possível dar ao colaborador o que ele deseja, mas uma conversa transparente e com empatia pode fazer toda a diferença.

 

  • Feedback 

Esse momento com o colaborador é uma oportunidade única para alinhamento de expectativas entre colaborador-gestor-empresa, reconhecimento de desempenho positivo para incentivar a performance e orientação para o que precisa ser melhorado.

 

Assim como se faz o balanceamento periódico de um veículo, para garantir que ele responda bem quando suas funções forem recrutadas, a medida do que é possível para a realidade da empresa, procure estar atento e ajustar o que causa a insatisfação dos seus colaboradores, mantendo um feedback constante para que consiga ter um termômetro das necessidades e oportunidades a fim de levar ao melhor aproveitamento do potencial da sua equipe.

A motivação é um elemento particular de cada ser humano, mas pode ser estimulada por fatores externos – ao alcance da empresa – que devem estar sempre nos radares de áreas e funções como liderança, recursos humanos e comunicação interna.