Muito se fala sobre engajamento dos colaboradores, mas afinal, do que estamos falando? Engajar tem diversos significados e formas, participar de modo voluntário de algo, é um deles. Um canal de comunicação mobile, por exemplo, apresenta ao colaborador a opção de interagir, curtir, comentar e compartilhar e essa é uma das inúmeras formas de engajamento que a CI pode extrair dos colaboradores, além disso, você pode medir a relevância do seu canal de acordo com esse comportamento dos funcionários.

Antes de tudo isso, é necessário que o alcance venha primeiro, pois se a informação não chega, não tem como esperar que uma reação retorne, por isso, fique atento se o seu canal alcança a todos ou grande parte do seu quadro de colaboradores. Parece uma tarefa difícil, mas com alguns passos, você pode caminhar para uma comunicação que se tornará parte do dia a dia dos colaboradores naturalmente, veja:

Provavelmente ao ler isso você pensou nos líderes que também possuem papel fundamental na disseminação dos canais de comunicação interna, mas que tal olhar para os colaboradores? Eles podem ser grandes aliados e fortes influenciadores na hora de divulgar os canais. E por que isso? Porque os funcionários esperam se ver representados, um colaborador tem maior impacto do que a liderança ou diretoria nesse sentido.

 

Os conteúdos estão de acordo com a proposta da empresa? Os textos são de fácil interpretação? As imagens são de qualidade? O canal é organizado, as informações são facilmente encontradas? Esses questionamentos são fundamentais para avaliar o seu canal e é através dele que você pode identificar possíveis falhas que afastam os colaboradores. Um canal de qualidade tem ainda mais credibilidade perante os times.

 

Para que se crie uma rotina, é importante manter a frequência de atualização do canal, porque o colaborador saberá que num determinado dia da semana ele encontra um conteúdo novo.

 

Como comentamos lá em cima, engajamento é muito importante e nem sempre é fácil consegui-lo, por isso, tenha sempre em suas ações e comunicados de CI algo que incentive a interação dos colaboradores. Use sua criatividade para atraí-los para a plataforma e gerar reações.

 

Além de todas essas dicas, uma atitude que pode fazer a diferença para quem está implantando uma plataforma de comunicação agora é, manter o entusiasmo e acreditar no canal sempre, independente dos acontecimentos externos. Com uma plataforma como o Worksphere, que permite a comunicação a distância, sem perder credibilidade, frequência e qualidade, você pode sempre inovar, diversificar seus conteúdos nesse tempo de quarentena e tornar seu canal cada vez mais dinâmico.