Como está o engajamento dos colaboradores da sua empresa com as ações e canais de CI?

Ter uma CI eficaz e com bons resultados, só é possível com a participação dos colaboradores, isso porque um público desengajado, mostra que os conteúdos não possuem o alcance e a eficácia esperada, por isso é importante entender o que, e como aumentar o engajamento. Isso pode parecer uma tarefa difícil, mas esses dados podem ser obtidos através de plataformas que possibilitem a mensuração de resultadospesquisas internas e até mesmo de um “feeling” da área de comunicação.

Pensando nisso, criamos uma lista com dicas de ações que podem dar muuuito certo na sua empresa, é só usar a criatividade e adaptá-las para que elas façam sentido para o seu negócio e seus objetivos.

 

Humanização nunca é demais! Conteúdos humanizados dão certo em qualquer segmento. Mostrar e reconhecer as pessoas da empresa é muito importante, por isso, não hesite em investir tempo em campanhas assim e lembre-se, TODOS devem ter seu espaço, desde a liderança até o operacional. Veja algumas ideias:

  • Programas de reconhecimentos;
  • Campanhas de divulgação de hobbies e atividades, como por exemplo um trabalho voluntário;
  • Talentos internos.

A ideia, é que sempre exista um espaço na CI para que os colaboradores sintam-se valorizados e acolhidos, e não apenas por sua contribuição na empresa, mas também por outras atividades que eles desempenham fora do trabalho.

 

Dê voz! Enxergue seus colaboradores como uma boa fonte de ideias, permita que eles participem ativamente dos canais de comunicação, dando sugestões, opiniões e até mesmo desenvolvendo algumas pautas, afinal, esse canal foi feito para eles.  Sempre incentive essa troca dentro da empresa. Uma sugestão é criar uma ouvidoria e dependendo do budget disponível, que tal criar algumas recompensas para estimular ainda mais a participação? Ingressos para o cinema, mini cesta de café da manhã e voucher de almoço são opções acessíveis.

 

Facilite o dia a dia deles! Se você possui uma plataforma como o Worksphere, por exemplo, é muito importante que além dos conteúdos habituais, os colaboradores encontrem algumas facilidades para o dia a dia,através de integrações. Isso fará com que eles acessem o canal com mais frequência. Veja alguns exemplos de informações importantes que ele pode encontrar, além das notícias:

– Convênio Médico;
– Banco de Horas;
– KPIs.

 

Fuja do convencional! Traga conteúdos diferentes e divertidos para a sua CI, procure estimular outros interesses nos colaboradores, divulgue atividades, cursos, eventos, palestras pela cidade ou próximo a empresa. Não deixe o canal cair na rotina.

 

Viu? Com pequenas ações, é possível conquistar o tão sonhado engajamento dos colaboradores. Mas, é bom lembrar, que tudo isso deve estar alinhado com a cultura e os objetivos da empresa.