Para a comunicação interna a mensuração dos resultados ainda é um desafio, e conseguir indicadores é muito importante, pois com eles você conseguirá medir a eficácia da CI e descobrir se as ações e estratégias adotadas tem sido positivas para o negócio e para os colaboradores.

Conseguir dados, como por exemplo, de engajamento, alcance e produtividade também são úteis para entender o que funciona com o público da empresa, afinal, cada cenário e cultura exige um tipo de comunicação. O que funciona para uma startup, pode não funcionar para uma indústria.

 

Antes de começar a pensar em mensuração, saber o objetivo da CI é muito importante para determinar metas e usar os dados que serão obtidos da melhor forma. Veja algumas ideias que podem te ajudar:

– Gerar mais engajamento, motivação e produtividade;
– Melhorar a comunicação entre unidades/filiais;
– Reter talentos e diminuir o turnover (demissão).

 

E quais canais você utiliza?

APP, Intranet ou TV Corporativa?

Essas informações são essenciais para te ajudar a criar métricas eficientes, que ajudem a área de CI a calcular o retorno das ações e traçar um planejamento, mapeando os pontos que devem ser melhorados, mantidos ou reformulados.

Agora que você entendeu a importância de mensurar e sabe quais os objetivos da CI, confira algumas maneiras de obter esses indicadores.

 

Público interno e externo:

– Índice/Pesquisa de satisfação dos colaboradores;

Independente do seu objetivo, entender como a CI tem sido recebida pelos colaboradores é essencial. Procure realizar uma pesquisa (veja um modelo) com perguntas relacionadas ao colaborador e quais as suas impressões sobre as ações promovidas. Ah, não esqueça de mencionar os canais de comunicação, para saber se a plataforma escolhida tem efetividade.

 

– Nível de satisfação dos clientes

Se a equipe está motivada, com certeza os clientes estão recebendo um bom atendimento, e é por isso que esse tipo de métrica também pode – e deve – fazer parte da mensuração da sua comunicação interna.

 

 

Canais:

Hoje, a tecnologia tem permitido que as TVs Corporativas, intranets e aplicativos consigam dados mais precisos na hora de mensurar, mas, com a febre dos smartphones, os APPs internos tem sido a principal escolha entre as empresas quando o assunto é alcance e mensuração.

Ter esse tipo de canal de comunicação permite maior controle sobre as informações oferecidas, como o números de usuários, visualizações, comentários e até mesmo horário de mais acessos, tudo isso dentro da própria plataforma, como por exemplo, o Worksphere, que oferece um analytics completo e intuitivo.

Agora, é hora de dar atenção aos dados que você conseguiu e verificar quais indicadores merecem maior atenção, lembrando sempre que cada negócio é diferente e exige ações e estratégias personalizadas.