Saiba como a opinião dos colaboradores podem contribuir para a empresa.

Algo que é muito comum em empresas com altos índices de engajamento, envolvimento e desempenho, é a ação de dar voz aos colaboradores e realmente ouvi-los, mostrando que suas sugestões e pautas afetam as tomadas de decisões.

O Employee Voice se bem implementado, pode ser o termômetro da organização para uma diversidade de assuntos, internos e externos. Lembre-se que os colaboradores também são consumidores e clientes e suas experiências podem contar muito na hora de traçar uma nova estratégia. No mundo corporativo atual, um capital humano motivado e produtivo é um dos bens mais valiosos que as empresas podem obter, porque são esses profissionais que trabalham para alcançar os objetivos do negócio.

Uma pesquisa feita pela SalesForce em 2018, nos mostra que funcionários que se sentem ouvidos tem 5x mais chances de se sentirem capacitados, empoderados e incentivados a dar o seu melhor no trabalho. E é por isso que reunimos algumas dicas para você implantar essa técnica na empresa e obter ótimos resultados com seus times também. Veja:

  • Oriente a liderança: Os colaboradores devem sentir-se à vontade para expor suas opiniões e o primeiro passo para isso é incentivar a liderança a buscar a opinião dos funcionários para diferentes processos. Essa atitude fará com que as equipes tenham confiança e possam ser sinceros.

 

  • Invista em comunicação com os colaboradores: É comum que a comunicação interna seja utilizada para comunicar apenas o básico, mas se explorada da maneira certa, pode render bons resultados. Disponibilizar pesquisas, fóruns e canais de ouvidoria num APP Corporativo como o Worksphere por exemplo, pode ajudar a facilitar muito o processo, afinal, o smartphone é uma ferramenta democrática e é muito mais de fácil garantir que todos na organização sejam ouvidos.

 

  • Ações incentivando a interação: Utilize o endomarketing para estimular a participação dos colaboradores em rodas de conversa, pesquisas internas e outras ferramentas que criem no meio corporativo um ambiente de troca de experiências e vivências que agreguem o dia a dia no trabalho.

 

  • Facilite o processo: Dê opções para que os colaboradores se expressem sem burocracia. Ter uma variedade de canais de comunicação, como APP ou intranet e uma liderança e diretoria mais disponível são o caminho certo para garantir que eles estejam sempre interagindo.

Ouvir os colaboradores é a receita para construir uma empresa cada vez mais completa com uma política mais inclusiva e uma força de trabalho mais feliz, que se sente parte fundamental da organização, por isso, é importante lembrar que: Todos devem ser ouvidos e garanta que as mudanças realmente ocorram e essas ideias não caiam no esquecimento e feedbacks são sempre bem-vindos, por isso, sempre dê um retorno ao seu funcionário.