Confira dicas de como manter a sua comunicação interna mais atrativa aos colaboradores.

 

Ter uma CI eficaz e com bons resultados, só é possível com a participação dos colaboradores, isso porque um público desengajado, mostra que os conteúdos não possuem o alcance e a eficácia esperada, por isso é importante entender o que, e como aumentar o engajamento, e isso pode parecer tarefa difícil, mas esses dados podem ser obtidos através de pesquisas internas e até mesmo de um “feeling” da área de comunicação, buscando sempre trazer o que funciona melhor entre colaborador e canal.

Pensando nisso, criamos uma lista com dicas de ações que podem dar muuuito certo na sua empresa, é só usar a criatividade e adaptá-las para que elas façam sentido para o seu negócio e seus objetivos.

 

A humanização é o tipo de conteúdo que dá certo em qualquer segmento. Mostrar e reconhecer as pessoas da empresa é muito importante, por isso, não hesite em investir tempo em campanhas assim e lembre-se, TODOS devem ter seu espaço, desde a liderança até o operacional. Veja algumas ideias:

  • Programas de reconhecimentos;
  • Campanhas de divulgação de hobbies e atividades, como por exemplo um trabalho voluntário;
  • Talentos internos.

A ideia, é que sempre exista um espaço na CI para que os colaboradores sintam-se valorizados e acolhidos, e não apenas por sua contribuição na empresa, mas também por outras atividades que eles desempenham fora do trabalho.

 

Enxergue seus colaboradores como uma boa fonte de ideias, permita que eles participem ativamente dos canais de comunicação, dando sugestões, opiniões e até mesmo desenvolvendo algumas pautas, afinal, esse canal foi feito para eles, sempre incentive essa troca dentro da empresa. Uma sugestão é criar uma ouvidoria e dependendo do budget disponível, que tal criar algumas recompensas para estimular ainda mais a participação? Ingressos para o cinema, mini cesta de café da manhã, voucher de almoço são opções acessíveis.

 

Se você possui um APP Interno como canal, é muito importante que além dos conteúdos habituais, os colaboradores encontrem algumas facilidades para o seu dia a dia, no Worksphere, por exemplo, é possível fazer diversas integrações. Isso fará com que eles vejam o APP da empresa com mais frequência. Veja exemplos:

– Convênio Médico;
– Banco de Horas;
– Metas comerciais.

 

Traga conteúdos diferentes e divertidos para a sua CI, procure estimular outros interesses nos colaboradores, divulgue atividades, cursos, eventos, palestras pela cidade ou próximo a empresa.

 

Sempre inove os seus canais de CI, não deixe sempre os mesmos conteúdos e temas. É essencial que o time de comunicação, esteja sempre procurando trazer novidades, assim, o colaborador saberá que esse canal é sempre atualizado.

Viu? Com pequenas ações, é possível fazer com que os colaboradores se engajem com os canais de comunicação interna, mas, é bom lembrar, que tudo isso deve estar alinhado com a cultura e os objetivos da empresa. Se colocar algumas dessas ideias em práticas, não deixe de nos contar aqui nos comentários.