Como organizar as campanhas e eventos da empresa.

São muitas por ano e quase sempre deixam os comunicadores de cabelo em pé. Sim! Estamos falando das campanhas de endomarketing.

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Os colaboradores cada vez mais esperam ações inovadoras e que realmente os surpreendam, portanto, é necessário muito empenho, estratégia e brilho no olho da CI para atingir essa expectativa e, consequentemente, conseguir bons resultados para a empresa.

 

“Pense sempre sobre o que realmente importa, no final das contas, para aquela organização. É por isso que usamos a expressão #fazendooqueimporta. O que realmente é importante trabalhar na empresa (priorização das mensagens) e o que realmente importa para as pessoas (equilíbrio entre necessidades dos colaboradores e demandas da empresa). ”, disse Camila Lustosa, diretora de estratégia e conteúdo na agência Santo de Casa Endomarketing.

Mas, atenção…

Antes de realizar uma ação, movimento ou mudança de comportamento, avalie se existem as condições (estrutura, processos, gestão) para que as pessoas façam o que precisa ser feito.

 

“As atitudes são muito importantes, mas ter as condições para que as pessoas façam e entreguem o que lhes é exigido é a base do sucesso de qualquer iniciativa. Exemplo: atingir determinada meta exige que ele tenha as ferramentas e estrutura para isso”, complementou Camila.

 

Encontre um método de mensuração dos resultados

 

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É importante sabermos se estamos no caminho certo e para isso, temos que encontrar uma forma de mensurar o sucesso das nossas campanhas. Já pensou em montar um grupo de discussão para captar feedbacks? Forme um grupo com colaboradores de diferentes perfis e áreas.

 

“Pequenas sondagens, por exemplo, podem fazer parte do processo de elaboração de cada campanha (antes e depois ou apenas depois, conforme a necessidade). Sempre digo que entre a quantitativa e a qualitativa, fico com a segunda. A primeira nos diz o que. A segunda nos dá os porquês e como(s). Pequenos grupos nos ajudam a entender o quanto fomos efetivos. ”, explica a diretora.

 

Atualmente, alguns canais de comunicação já contam com funcionalidades para mensuração de resultados, então, realizar campanhas através deles e/ou que envolvam eles, é uma boa sacada. O Worksphere (aplicativo mobile) é um desses canais, com um analytics completo, o WS exibe indicadores como: colaborador mais engajado no APP, mapa de calor (com os horários mais acessados), número de curtidas, comentários, visualizações e muito mais. Quer experimentar esse APP incrível gratuitamente por 30 dias? Clique aqui.

 

E aí, anotou as dicas? Agora é hora de arregaçar as mangas. Invista em campanhas de qualidade e que tragam resultados para a empresa. Falta de budget não pode ser uma desculpa, use a criatividade e tudo dará certo. A Camila deixou sua opinião sobre isso também, para ela, energia, tempo e mobilização são fundamentais para o sucesso de qualquer iniciativa e campanhas podem custar nada, em termos financeiros, se existir vontade e envolvimento das pessoas (líderes e colaboradores). E isso, cada vez mais, é artigo raro devido ao excesso de projetos nas empresas.